Ao longo do século XX, especialmente entre os
anos de 1940 e 1970, o telefone, o cinema, o rádio, as revistas e a televisão
constituíam-se em um sistema, que o desenvolver-se, transformou-se em aparato
de última geração ao integrar outros avanços tecnológicos mais recentes como
telefones celulares, TV interativa e a Internet. Tais 2 aparatos foram sendo
produzidos e vinculados com a totalidade, estabelecendo uma intima relação com
os objetivos da industrialização.
O avanço tecnológico se colocou
presentes em todos os setores da vida social, e na educação não poderia ser
diferente, pois o impacto desse avanço se efetiva como processo social
atingindo todas as instituições, invadindo a vida do homem no interior de sua
casa, na rua onde mora, nas salas de aulas com os alunos, etc. Desta forma, os
aparelhos tecnológicos dirigem suas atividades e condicionam seu pensar, seu
agir, seu sentir, seu raciocínio e sua relação com as pessoas.
Diante dessa realidade, delineiam os
desafios da escola sobre esse tema na tentativa de responder como ela poderá
contribuir para que crianças e jovens se tornem usuários criativos e críticos
dessas ferramentas, evitando que se tornem meros consumidores compulsivos de
representações novas de velhos clichês (BELLONI, 2005, p.8). Contanto que essa
atuação ocorresse no sentido de amenizar ou até mesmo eliminar as desigualdades
sociais que o acesso desigual a essas máquinas estão gerando, tal fato poderia
se tornar um dos principais objetivos da educação.
No tocante ao ensino, uma das formas
a se contemplar, dentre muitas sugeridas para a educação para as mídias, seria
estudar, aprender e ensinar à história, a criação, a utilização e a avaliação
das mídias como artes plásticas e técnicas, analisando como estão situados na
sociedade, seu impacto social, suas implicações, a participação e a modificação
do modo de percepção que elas condicionam o papel do trabalho criador e o
acesso às mídias.
Link Sugerido: http://escoladigital.org.br/
0 comentários:
Postar um comentário