A tecnologia facilita o acompanhamento individual
do aluno e abre espaço para a personalização do ensino; ela ajuda a escalar
novas oportunidades de aprendizagem.
As tendências para o uso de tecnologia na educação
apontam para a convergência de dispositivos eletrônicos portáteis que ampliam
as oportunidades de aprendizagem dentro e fora de sala de aula e geram dados
sobre esses processos e as pessoas envolvidas neles.
A velocidade das informações e as novas formas de
ensinar vão mudar a forma como o conhecimento é comprovado.
Novas ferramentas tecnológicas têm potencial para
promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do
universo do aluno.
O aproveitamento dos recursos digitais depende de
mudanças no sistema de telefonia fora da escola, uma rede interna bem
configurada, política de compra eficiente, assistência técnica e reorganização
dos espaços.
Os recursos tecnológicos devem servir como
extensões do professor. Ideias abstratas tornam-se passíveis de visualização. O
essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno
orientado em relação ao que está aprendendo.
Aulas modernizadas pelo uso de recursos
tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos,
para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho
acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja
não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na
capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a
maioria dos professores.
Independentemente do recurso tecnológico utilizado,
o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo,
divertido e interessante para os alunos. Os recursos tecnológicos, bem mais do
que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam
a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos
escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram
trabalhados.
Contudo as novas tecnologias vieram cooperar com
ensino, porém o professor deve se qualificar para fazer um bom uso delas na
sala de aula e colaborar no processo de aprendizagem do estudante.
Referências:
PORVIR, Inovação e Educação. Disponível em:
<http://porvir.org/especiais/tecnologia/>. Acesso em: 25 abr. 2016
Revista Pátio: O Uso das Tecnologias na Educação, Renata
Beduschi de Souza. Disponível em: < https://goo.gl/SI3bdi>. Acesso em: 26 abr. 2016
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