terça-feira, 26 de abril de 2016

As Novas Tecnologias na Educação

A tecnologia facilita o acompanhamento individual do aluno e abre espaço para a personalização do ensino; ela ajuda a escalar novas oportunidades de aprendizagem. 
As tendências para o uso de tecnologia na educação apontam para a convergência de dispositivos eletrônicos portáteis que ampliam as oportunidades de aprendizagem dentro e fora de sala de aula e geram dados sobre esses processos e as pessoas envolvidas neles. 
A velocidade das informações e as novas formas de ensinar vão mudar a forma como o conhecimento é comprovado.
Novas ferramentas tecnológicas têm potencial para promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno.
O aproveitamento dos recursos digitais depende de mudanças no sistema de telefonia fora da escola, uma rede interna bem configurada, política de compra eficiente, assistência técnica e reorganização dos espaços.
Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor. Ideias abstratas tornam-se passíveis de visualização. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo.
Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.
Independentemente do recurso tecnológico utilizado, o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.
Contudo as novas tecnologias vieram cooperar com ensino, porém o professor deve se qualificar para fazer um bom uso delas na sala de aula e colaborar no processo de aprendizagem do estudante.

Referências:
PORVIR, Inovação e Educação. Disponível em: <http://porvir.org/especiais/tecnologia/>. Acesso em: 25 abr. 2016
Revista Pátio: O Uso das Tecnologias na Educação, Renata Beduschi de Souza. Disponível em: < https://goo.gl/SI3bdi>. Acesso em: 26 abr. 2016

0 comentários:

Postar um comentário